Yoga é uma prática milenar que busca união e conexão entre corpo e mente. Durante a prática, a respiração continua com sua função primordial de levar oxigênio ao sangue e, através do impacto no sistema nervoso, ajudar na regulação das emoções.
Para compreender a ligação entre nossa respiração e as emoções, basta observar como fica a respiração quando estamos em um estado de ansiedade, irritabilidade e nervosismo: rápida e superficial. Na contramão, nos momentos de repouso, tranquilidade e bem-estar, a respiração tende a ser mais controlada e suave.
Pranayama
A palavra "Pranayama" é de origem sânscrita. O termo "prana" significa "força vital", enquanto "yama" significa "controle. Portanto, as práticas de respiração do pranayama são projetadas para controlar sua força vital, não exatamente o controle da respiração, mas o lugar em que levamos a respiração para a essência natural. A respiração pranayama é um dos principais componentes do yoga clássico, sendo um exercício para o bem-estar físico e mental, mas também faz parte de várias atividades meditativas (JERATH, 2006).
"Percebi ao longo dos anos, realizando meu trabalho com professores de yoga do mundo topo, que a influência negativa do universo fitness também gerou grandes mal entendidos em trabalhos respiratórios. Praticantes de todo o planeta se dedicam a respiração a partir de ideias como disciplina e performance, esquecendo que o ponto de partida para a otimização do sistema respiratório, equilíbrio bioquímico, entrega de nutrientes e eliminação de resíduos não depende da performance. Depende do equilíbrio e, porque não dizer, da cura do nosso próprio sistema nervoso, através de sua regulação e extinção de padrões ansiosos, mesmo que sutis ou imperceptíveis." Francisco Kaiut
Alunos matriculados no Kaiut Yoga POA podem solicitar o pdf completo sobre Respiração na prática de Yoga.
Fonte Instituto Kaiut Yoga de Educação Continuada.
Comments