top of page
Ana Claudia

Yoga e Menopausa

Quer saber mais? Solicite nosso e-book especial sobre Menopausa!


Entre os tantos benefícios que a prática regular de yoga proporciona, além de promover a saúde física, mental e emocional, também colabora para o equilíbrio hormonal feminino em cada fase, desde o início da vida fértil até a menopausa, geram necessidades e cuidados diferentes.


A menopausa refere-se ao momento na vida de cada mulher quando seus períodos param e seus ovários perdem sua função reprodutiva. Geralmente, isso ocorre entre as idades de 45 e 55 anos, mas em alguns casos excepcionais as mulheres podem entrar na menopausa aos 30 anos ou até mais jovens.


A maioria das mulheres percebem as mudanças normais em seu ciclo à medida que se aproximam da menopausa. Os períodos costumam ser intensos ou mais frequentes e podem parar e começar.


A menopausa é influenciada por hormônios – ou mais corretamente, por uma mudança nos níveis hormonais. Durante os anos férteis de uma mulher, sua capacidade de produzir um óvulo a cada mês está associada à liberação de três hormônios reprodutivos (estradiol, estrona e estriol), que são chamados coletivamente de estrogênio.


O estrogênio é produzido principalmente pelos ovários, embora pequenas quantidades também sejam produzidas pelas glândulas supra-renais e pela placenta de uma mulher grávida.


Para algumas mulheres, essa perda da capacidade reprodutiva pode ser sentida profundamente e, para todas as mulheres, a menopausa é uma experiência pessoal, não apenas uma condição médica.


Os sintomas da menopausa vão desde o aparecimento de ondas de calor acompanhadas de transpiração, alteração no sono, episódios de ansiedade e irritabilidade, além da diminuição da libido, redução da elasticidade da pele e fragilidade dos ossos causada pelo aumento de porosidade.


Os sintomas da menopausa são bastante individuais, por isso, podem variar muito de mulher para mulher. Segundo estudos, cerca de 20% das mulheres sofrem de sintomas graves da menopausa, 60% sofrem de sintomas leves e 20% podem não apresentar nenhum sintoma.


A prática de yoga ajuda a fortalecer a musculatura abdominal, aliviando as dores nas costas. Sem falar que o yoga é um forte aliado para reduzir o estresse e a ansiedade.


De acordo com os pesquisadores, da cidade de Essen na Alemanha e Sydney na Austrália, na comparação entre mulheres que praticam yoga com mulheres que não fazem nenhum exercício físico, o yoga reduziu os sintomas totais da menopausa, incluindo sintomas psicológicos, somáticos, urogenitais e as ondas de calor.


E mais: segundo os autores, a eficácia da prática não depende da técnica utilizada. Assim, não possuindo nenhuma contraindicação ou efeito adverso. Ou seja, pode praticar yoga sem moderação!


Os sintomas da menopausa são bastante individuais, por isso, podem variar muito de mulher para mulher. Acima de tudo, tenha em mente que sua saúde é sua responsabilidade e que você está no comando. Este é um momento em que seu corpo merece algum cuidado.


Quer saber mais? Solicite nosso e-book especial Menopausa! Pelo Whats 51 99982 0022.



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page